A Vila medieval de Óbidos é uma das mais pitorescas e bem preservadas vilas históricas em Portugal. Óbidos detém uma enorme riqueza histórica, cultural e artística que impressiona os seus visitantes, tornando Óbidos um dos destinos mais atrativos para visitar e partilhar experiências. 

Siga-nos nesta fantástica experiência! 

Itinerário

  • 1

    Porta da Vila

    Aprecie o oratório com um varandim decorado com azulejos do século XVIII representando a paixão de Cristo. Poderá observar a inscrição referente à Padroeira da Vila, a Nossa Senhora da Piedade, apresentando a seguinte inscrição: “A Virgem Nossa Senhora foi concebida sem pecado original”. Existem ainda dois detalhes na Porta da Vila: a pintura do teto, restaurada recentemente, representando a coroa de espinhos e as típicas portas dos castelos portugueses.

  • 2

    Rua Direita

    Reconhecida por esta designação, desde o século XIV, esta rua liga a porta da vila ao Palácio dos Alcaides. Nos séculos XVI e XVII, esta rua sofreu grandes alterações, escondendo alguns portais em estilo gótico.

  • 3

    Capela de S. Martinho

    À entrada desta capela construída no século XIV, poderá admirar duas magníficas esculturas de pedra do século XV, representando a Virgem da Maternidade e o Anjo S. Gabriel. No exterior da capela estão dois túmulos que foram retirados do interior durante as invasões francesas.

  • 4

    Igreja da Misericórdia

    Fundada no século XV pela Rainha D. Leonor, esta igreja detém vários tesouros artísticos. Um dos mais significativos é a estátua de Virgem Maria em porcelana azul, posicionada junto ao pórtico de entrada. O interior da igreja é completamente revestido por azulejos do século XVII, colocados durante a última fase de restauro em 1678. Também bastante interessante é o túmulo da Condessa de Cavaleiros, Dona Luiza Guerra. No teto, a abóboda de madeira, está pintada com vários motivos, assim como, a coroa real.

  • 5

    Igreja de Santa Maria

    Localizada na praça com o mesmo nome, de acordo com a tradição, terá sido fundada durante o período visigodo, mais tarde, tornou-se uma mesquita durante o período muçulmano e novamente sagrada por D. Afonso Henriques logo após a conquista da vila em 1148. A igreja também se tornou famosa em 1441, quando Afonso V, com 10 anos de idade, casou com a sua prima Isabel, com 8 anos de idade.

  • 6

    Castelo

    O Castelo, de origem Romana, terá sido maioritariamente construído sobre domínio Muçulmano. Após a conquista Cristã (1148), por D. Afonso Henriques, o castelo foi reconstruído várias vezes. Durante o reinado de D. Manuel I, o governador ordenou a construção do palácio e modificou algumas partes do castelo. No Palácio dos Alcaides, poderá encontrar janelas de estilo manuelino. A chaminé do quarto principal e o pórtico com o brasão de armas da família Noronha também remontam a este período. O palácio sofreu enormes danos com o terramoto de 1755. Durante o século XX este encontrava-se em ruínas. Foi restaurado para dar lugar a uma pousada – a primeira pousada num monumento histórico.

  • 7

    Santuário Senhor da Pedra

    Localizado fora das muralhas de Óbidos, irá visitar este incrível santuário, com um formato hexagonal e um telhado piramidal. Foi construído entre 1740-47, durante o período barroco, mas os acabamentos e alguns detalhes nunca foram concluídos, talvez o motivo pelo qual algumas janelas parecem estranhamente invertidas. Este templo é dedicado ao Senhor da Pedra, com a peregrinação a ocorrer a 28 de Maio. Na praça do santuário existe uma magnífica fonte de estilo barroco, elegantemente decorada a tons de branco e azul.

  • 8

    Lagoa de Óbidos

    A lagoa de Óbidos é a maior lagoa de água salgada em Portugal, com uma extensão de 6 quilómetros. Esta área, apresenta paisagens magníficas e um ambiente hospitaleiro. As águas calmas proporcionam o habitat perfeito para uma enorme variedade de vida selvagem, que poderá observar a partir de vários trilhos. Algumas das melhores praias da região, encontram-se precisamente na foz da lagoa, junto à vila Foz do Arelho.

  Incluído

  • Transfers para o alojamento (Torres Vedras, Santa Cruz, Lourinhã, Peniche e Óbidos) 
  • Guia/condutor local exclusivo  
  • Seguro de responsabilidade civil e acidentes pessoais 
  • Águas 

 

  Não incluído

  • Bilhetes de entrada 
  • Refeições 
  • Despesas pessoais 

Número mínimo de participantes: 4
Preço por pessoa: 40€
Crianças: Menos 5 anos de idade — Gratuito 
5-10 anos de idade: 50% desconto 

Idiomas: Português, Inglês, Espanhol 

As reservas têm que ser confirmadas até 2 dias antes do início da atividade 

Reviews

0.0 No Rating Based on 0 reviews
5 stars
4 stars
3 stars
2 stars
1 stars

Leave a Review

Sign In